Educação
17/09/2018

Em reunião com reitor e comunidade acadêmica, Eduardo Paes se compromete a recuperar financeiramente a UERJ.

O candidato ao governo do Estado do Rio, Eduardo Paes, se reuniu, nesta sexta-feira, com o reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques, e membros da comunidade acadêmica, no campus Maracanã. No encontro, o candidato do Democratas se comprometeu a tirar a instituição de ensino das dificuldades financeiras em que se encontra, que interferem na rotina da universidade e prejudicam a produção de conhecimento. Ele destacou que deseja fazer da universidade uma parceira de sua gestão e rechaçou qualquer possibilidade de privatizá-la.

_ Esta é a instituição de ensino, de pesquisa, de produção de conhecimento mais importante do Estado do Rio, que passou nos últimos anos por um período de bastante dificuldades. Vim assumir meus compromissos com a universidade, de que os recursos vão estar à disposição para que ela possa cumprir o seu papel. A Uerj é um instrumento fundamental para que a gente possa reverter a crise do Estado. Ela pode ajudar muito a encontrar soluções para as diversas crises que vivemos. A Uerj vai ser uma grande parceira no nosso governo _ afirmou Paes.

Indagado sobre o teor da reunião e quais foram os pedidos feitos pela comunidade acadêmica, Paes resumiu que a principal proposta foi a de que a Uerj voltasse a ser tratada com respeito.

_ Se pudesse sintetizar (os pedidos) seria respeito. O diálogo, respeito, que os recursos pudessem estar disponíveis para que a universidade possa funcionar. Não estão pedindo nada demais, não pediram aumento do orçamento, não pediram mais recursos, entendem a situação do estado, mas querem respeito, diálogo por parte do governador. E isso vão ter _ disse Paes.

O candidato do Democratas descartou qualquer proposta de privatização da Uerj.

_ Se tem, não há a menor hipótese, não existe. Essa é uma universidade pública. Ela pertence ao Brasil, pertence ao povo do Estado do Rio, por tudo que ela produz de conhecimento. Então, é tão fora de sentido, que não há hipótese de isso ocorrer _ frisou Paes.

Na visita à UERJ, Paes foi acompanhado por seu companheiro de chapa, o deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), candidato a vice-governador. Comte é conhecido no meio acadêmico por sua atuação política a favor da Educação e essa foi uma das principais qualidades citadas por Paes ao escolhê-lo para a parceria. Além da Uerj, os dois já haviam visitado o campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, no Norte Fluminense, onde também se reuniram com o Conselho Diretor da instituição, no dia 23 de agosto.