Transportes
14/09/2018

Eduardo Paes visita Zona Norte do Rio e reitera compromisso em reativar o teleférico do Complexo do Alemão.

O candidato ao governo do Estado do Rio, Eduardo Paes, fez, na tarde desta quarta-feira, caminhada por Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, onde conversou com moradores. Na visita, o candidato do Democratas se comprometeu a, se eleito, reativar o teleférico do Complexo do Alemão e fazer melhorias nos ramais de trens do subúrbio, de maneira que eles operem como um metrô de superfície. O candidato também visitou a cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no final da tarde.

_ Eu vim aqui (na Zona Norte) assumir esse compromisso com a população do Complexo do Alemão. Nós vamos recuperar o teleférico do Complexo do Alemão. Ele vai voltar a ser um importante instrumento de ligação do transporte de trilhos – que liga o Centro com a Região Metropolitana inteira – para dentro da comunidade _ disse.

Paes lamentou que o teleférico esteja parado e se degradando – o funcionamento foi suspenso em setembro de 2016. Projetado como símbolo da integração social e de mobilidade na comunidade, o teleférico foi inaugurado em 2011 e transportava cerca de 10 mil passageiros por dia. Com seis estações, ele fazia a integração da estação de trem da Supervia do ramal Saracuruna até a parte mais alta do morro, beneficiando os cerca de 80 mil moradores do bairro.

_ É inaceitável que uma obra relativamente recente, uma conquista importante da população, esteja sendo tratada desta maneira. Vamos botar o teleférico do Alemão para funcionar.

Paes falou ainda que uma das diretrizes de seu governo na área de transportes será implementar melhorias significativas no sistema de trens, de modo que ele se assemelhe a um metrô, mas de superfície. De acordo com o plano de governo do candidato, aumentar a utilização da malha ferroviária e melhorar a sua qualidade, tendo como meta chegar aos padrões de serviço de metrô, serão prioridades de sua gestão.

O candidato voltou a reforçar seus planos de reestruturação da Segurança Pública no Rio, um problema que atinge a todos no estado, mas que aflige em especial aos moradores do Subúrbio:

_ Esta é uma região da cidade que eu priorizei muito. Você tem o drama da segurança pública aqui. Nós vamos cuidar de aumentar o policiamento ostensivo, diminuir número de roubos e homicídios, focar nessa violência das ruas que, infelizmente, assola a Zona Norte da cidade.